Como lavar frutas, legumes e verduras

23082018
Share Button
Se livrar de Microrganismos Nocivos

Frutas, legumes e verduras são alimentos básicos em uma dieta saudável, suas propriedades são muito importantes para o nosso organismo. No entanto, alguns destes alimentos quando ingeridos crus podem ser mais prejudiciais do que benéficos porque foram tratados com pesticidas ou podem conter bactérias que colocam em risco a nossa saúde, daí a importância de como lavar frutas, legumes e verduras e nos livrar de microrganismos nocivos e de pesticidas.

A diferença básica entre os legumes e as verduras é a parte comestível do vegetal. Nos legumes a parte comestível são os frutos ou as sementes, a exemplo do feijão, pimentão, batata, cenoura, cebola, enquanto as verduras a parte comestível são as folhas ou flores, a exemplo da alface, repolho, couve, brócolis e espinafre.

Resultado de imagem para COMO LAVAR FRUTAS, LEGUMES E VERDURAS

Alguns desses vegetais podem conter bactérias prejudiciais como E. coli, ou Salmonella, e muitas vezes têm uma desagradável camada de cera (para que a fruta pareça fresca), de modo que limpá-las ou desinfeta-las antes de comer é importante para a saúde.

Dicas de como lavar frutas, legumes e verduras antes de consumi-los.

  • A primeira coisa que se deve fazer é colocá-los em um balde cheio de água com uma colher de sopa de bicarbonato de sódio e outra de vinagre. Não é 100% eficaz na limpeza de pesticidas, mas pode eliminar grande parte dessas substâncias tóxicas.
  • Se antes de manipular frutas e verduras, teve previamente contato com carnes, deve-se lavar as mãos e outras superfícies e utensílios que estiveram em contato para evitar a contaminação cruzada.
  • As folhas externas que possam estar danificadas ou em más condições devem ser removidas, porque as bactérias causadoras de doenças crescem mais rapidamente nesses locais.
  • Remova e rejeite seções de frutas e legumes com fungos, feridas, cortes ou áreas que estejam muito maduras e danificadas.
  • Algumas frutas e legumes podem ser limpos com a ajuda de uma escova esfregando-os suavemente para que os detritos e a sujeira possam ser removidos completamente. Esse procedimento pode ser aplicado com batatas, pêssegos, cenouras, pepinos ou maçãs, entre outros.
  • Outro método muito eficaz de como lavar frutas, legumes e verduras para eliminar os resíduos tóxicos de frutas e vegetais é remover a pele. Embora muitos dos nutrientes estejam presentes nas cascas, que é também a parte mais afetada pelos pesticidas.
  • Refrigere imediatamente frutas e legumes cortados.
  • Sempre limpe frutas e legumes antes de consumi-los, de preferência com água fria.
  • Não lave frutas e legumes com detergente ou sabão.
  • Lave ervas como coentro, salsa, aipo e hortelã em pequenos cachos, virando-os até que todos os galhos estejam limpos.
  • Lave os legumes novamente com água, uma vez descascados e cortados.
  • Secar os produtos lavados com toalhas de papel ou um pano limpo e seco para remover as bactérias restantes.

Resultado de imagem para COMO LAVAR FRUTAS, LEGUMES E VERDURAS

Como lavar frutas, legumes e verduras com produtos caseiros

Bicarbonato de sódio

Primeiro limpe as frutas ou vegetais com água. Em seguida, dilua uma colher de sopa de bicarbonato de sódio em um litro de água. Volte a limpar as frutas e legumes durante alguns minutos com essa mistura, esfregando-os cuidadosamente para eliminar completamente as bactérias.

Vinagre de maçã.

O vinagre de maçã é outro ingrediente natural que pode ajudar a desinfetar frutas, legumes e verduras para que seja mais seguro consumi-los. Simplesmente dilua um copo de vinagre de maçã em um litro de água e lave os alimentos com essa mistura.

Vinagre, bicarbonato e limão.

Mergulhe as frutas e legumes na água em uma parte de vinagre para quatro de água. Em seguida, adicione ¼ xícara de bicarbonato de sódio e suco de 1 limão. Deixe de molho pelo menos 20 minutos. Ocasionalmente, você verá uma nuvem opaca flutuando na água e detritos no fundo.

Extrato de toranja (grapefruit) e bicarbonato de sódio.

  • 20 gotas de extrato de semente de toranja (grapefruit).
  • 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio.
  • 1 xícara de água
  • 1 xícara de vinagre branco.
  • 1 frasco novo com spray (spray).

Para fazer este desinfetante caseiro deve-se simplesmente misturar 20 gotas de extrato de semente de toranja com uma colher de sopa de bicarbonato de sódio, uma xícara de vinagre branco e um copo de água. Dilua tudo muito bem e despeje a mistura em um spray com o qual você pulveriza as frutas e legumes antes de consumi-los.

Vinagre e sal.

Uma maneira ideal de conseguir a limpeza correta dos pedaços de frutas, legumes e verduras é misturar um copo de vinagre com meio litro de água com sal. Em seguida, introduzimos o alimento nessa mistura e deixe por cerca de 30 minutos.

Bicarbonato de sódio, vinagre de maçã e uma escova macia.

Encha uma tigela ou pia com água morna e adicione por cada litro de água uma colher de sopa de bicarbonato de sódio e vinagre, deixe de molho alguns minutos e, em seguida, escova-se e a cera sai como que por magia, finalmente, enxague com água limpa.

As frutas e legumes também podem ser congelados. O processo é semelhante ao da refrigeração: tem-se que limpar, lavar e cortar. É preferível cortá-los em pedaços e mantê-los em bandejas no congelador.

Fonte: DesenvolvimentoRural/Ecoinventos

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>